Finalmente! O segredo dos circuitos eletrônicos de celulares foi revelado

Finalmente! O segredo dos circuitos eletrônicos de celulares foi revelado

Quem trabalha com manutenção de celular, conhece alguns detalhes escondidos do público comum. Hoje resolvi trazer para você os segredos dos celulares.

Assim, você pode dar um primeiro passo em direção a ser um técnico da área. Que aliás é uma das áreas com maior crescimento de mercado da atualidade. Afinal de contas, quem nunca precisou de uma manutenção no celular?

Com o aumento do número de celulares disponíveis no planeta, esta é uma área sem previsão para regredir. Vamos aprender um pouco mais então?

Segredos dos celulares (e seus circuitos)

Como analisar o circuito da Fonte de Celular 5Vdc

Pois é, vamos começar com um circuito que normalmente, traz uma variedade enorme de problemas. Primeiramente, é importante entender que o problema mais comum é, o mau contato.

Para resolver isto, basta você abrir a fonte (com ela desligada), e verificar se todos os componentes e conectores estão fixos na placa. Dê uma olhada bem de perto na solda também. Isto, normalmente já ajuda muito a achar problemas.

Mas, pode ser que o caso, seja uma quebra do cabo USB de saída. No caso de ser o cabo USB o único jeito mesmo é trocar.

Há também, outras partes do circuito que valem a pena serem testadas. O diodo 1N4007 que faz a retificação de meia onda, pode estar queimado. Você também pode verificar, se o transformador em si, foi queimado.

Dos segredos dos celulares, este aqui é um dos que menos costumam ter dificuldades para se corrigir.

Como identificar componentes na placa de um celular

Como identificar componentes na placa de um celular

Este é um passo realmente básico, para quem quer aprender a fazer manutenções. Acredite, não é tão difícil quanto parece. Para quem já é técnico ou hobbysta em eletrônica, esse nem deveria ser um dos segredos dos celulares.

Os componentes mais comuns que causam falhas em um celular são:

  • Capacitores
  • Diodos
  • Resistores
  • Bobinas
  • Transistores
  • Fusíveis

Embora os componentes dos celulares costumam ter encapsulamentos SMD, com um pouco de prática, fica bastante fácil descobrir qual é qual.

Normalmente, alguns desses componentes são feitos para proteger o circuito, como os fusíveis, são desenhados exclusivamente para isso, impedir que uma corrente muito alta queime os circuitos principais.

Assim, você não precisa trocar uma placa inteira, só mesmo um pequeno componente, que custa centavos. Conhecer eles vai ser algo necessário, antes de começar a trabalhar, entretanto, não é nem um pouco difícil.

Os fusíveis são os itens mais fáceis de se verificar algum problema. Normalmente, a checagem já pode ser feita só observando, mas se houver dúvidas, use seu multímetro na função de curto. Se aparecer um curto entre os dois terminais, tudo bem, senão é só trocar.

O diodo, funciona de modo bastante semelhante. Basta você ver, qual é seu lado polarizado. Com o multímetro, também na função de curto, basta testar com as polarizações diretas e inversas, uma delas tem que dar curto e a outra alta impedância.

e-book gratuito Como Abrir Sua Assistência Técnica de Celulares

Se ambos os testes acusarem alta impedância, provavelmente você está diante de um diodo queimado. Viu? Não tem mistério.

Capacitores, vão requerer um equipamento especial, ou um multímetro capaz de medir a capacitância, ou colocando o multímetro na escala de continuidade, se conduzir com os dois lados da trilha do capacitor ou o capacitor está em curto ou a trilha dele está em curto. Mas, é normal que quando haja um problema neles, o estrago seja visível.

Não posso sair sem deixar de avisar algo muito importante! Você precisa fazer as medições dos componentes, de preferência com eles fora do circuito. De outro modo pode ser que você não receba os resultados que procura.

Manutenção simples de placas

Manutenção simples de placas

É bem comum, que algumas placas oxidem com pouco tempo de uso. Isso pode fazer com que terminais USB ou mesmo trilhas comuns, parem de funcionar de maneira adequada.

O jeito de resolver o problema, é bastante simples. Você precisa de um bom pincel e álcool ISOPROPÍLICO. Preste bem atenção no tipo de álcool. Muita gente, infelizmente, acha que pode usar qualquer um, mas isto é um erro grave.

Alguns desses álcoois, como por exemplo o em gel, possuem uma alta quantidade de água. Isto acaba piorando ainda mais a situação. O Álcool isopropílico, também reage melhor com a placa removendo de maneira mais eficaz ainda, a oxidação.

Lembrando, que a oxidação em placas, costuma ter a cor verde e não alaranjada da ferrugem convencional.

Como trocar circuitos em placas de celulares

Bom, normalmente você não vai ter circuitos separados em uma placa de celular. Então, o normal é retirar os componentes um a um. Sendo assim, é bem comum, que você vá suar um pouco a camisa, neste processo.

Para isto, é necessária uma estação de solda, com jato de ar quente. Isto porque, muitos componentes SMD podem ser destruídos ou queimados com o calor de um ferro de solda convencional.

Algo que pode ajudar e muito no processo, é uma malha de solda. Basicamente, é um conjunto de pequenos fios de cobre que absorvem a solda enquanto ela derrete. Isso impede de você deixar curtos na placa.

Como aprender ainda mais segredos dos celulares?

Se você quer ser um especialista no conserto de celulares e ganhar ainda mais dinheiro, não se preocupe. O melhor jeito é fazendo o nosso curso de manutenção de celular.

Aqui você aprende, toda a parte técnica e os segredos necessários para fazer qualquer reparo. Além disso, você também aprende a atrair clientes e conseguir administrar o seu negócio.

O curso é bastante completo, e você acaba aprendendo a ter os melhores resultados no seu negócio do zero.

Então, clique aqui agora para conhecer um novo rumo profissional para a sua vida.

Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários.

Um grande abraço!

e-book gratuito Como Abrir Sua Assistência Técnica de Celulares