Compreender a diferença entre as escalas de cores CMYK e RGB, é de grande importância para o trabalho de um designer. Pois, uma é usado para impressões e o outro para a web.
Escala RGB
As cores em RGB são usadas para fazer artes e banners para Web. Pois, são as cores mais indicadas para posts, para planos de fundo e animações, como desenho animado e videoclipes. Ou seja, elas são utilizadas para as visualizações em computadores, celulares, tablets ou televisão.
Essa escala de cores deve ser usada em lugares que emitem luz. Por isso, ela é bastante usada para fazer logos de sites e lojas virtuais.
A escala de cores RGB é considerada um sistema aditivo de cores, utilizando combinações de cores para produzir outras tonalidades, sendo capaz de criar até 16 milhões de tons diferentes.
Uma observação nas cores RGB é que elas apresentam tons de cores mais vivos e fortes. Veja a tabela de cores em RGB abaixo:

Escala CMYK
Diferente da escala RGB, a escala de cores CMYK é usada para impressões e pinturas. Ela não é apropriada para uso na Web como a RGB. Pois, mesmo emitindo luz ela não emiti luz, mas quanto mais se mistura, mais ela fica próxima a cor preta.
As cores utilizadas para a impressão são semitransparente, para que quando o azul e amarelo se sobreponha, por exemplo, eles formem o verde. Porém, para que tudo seja feito em equilíbrio, o CMYK trabalha com o que podemos chamar de meio-tom. Essa técnica é a disposição das cores em malhas formadas por pequenos pontos. Uma observação nas cores CMYK, é que diferente das em RGB, as cores são mortas e não avivadas como a escala RGB. Veja agora a seguir a tabela de cores CMYK:

Para nunca mais erra entre as cores CMYK e RGB. Antes de escolher sua escala de cores, lembre-se qual o fim da arte que está sendo criada. Se acaso, for para impressão use escalas em CMYK, se for para divulga em meios eletrônicos(na web), use o RGB. E lembre-se qualquer duvida deixe nos comentários. Até a próxima!
Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.