Ao trabalhar com o Adobe Illustrator a rapidez é algo essencial para seus projetos. E para ter agilidade não podemos estar sempre nos direcionando à barra de ferramentas ou às janelas do programa, certo? É para isso que podemos editar e criar atalhos no Illustrator, que deixam mais práticos e rápidos nossos trabalhos.
No Illustrator existem algumas ferramentas que não possuem atalhos ou, às vezes, você está acostumado com os atalhos de outro programa e ainda não se adaptou com os do Illustrator. Mas isso não é motivo de preocupação, pois o próprio Illustrator lhe dá a solução.
Editar e criar atalhos no Illustrator
Muitas pessoas não sabem que é possível adicionar ou modificar atalhos no Illustrator. Mas sim é possível, basta apenas ir no menu Editar, depois clicar na opção Atalhos do teclado (Ou use o atalho Alt + Shift + Ctrl + K). Como na imagem a seguir:
Após esse processo aparecerá uma tela onde será possível modificar os atalhos da barra de ferramentas Para um processo mais detalhado, procure e dê um clique no menu de seleção Ferramentas, e depois selecione Comandos de menu, então você poderá editar os atalhos das ferramentas que estão nos menu do Illustrator.
Para adicionar ou modificar seu atalho selecione a ferramenta que deseja modificar e clique na caixa à direita da ferramenta, após isso apenas digite seu atalho. Como na imagem a seguir, onde adicionamos o atalho Ctrl+E à ferramenta Exportar:
Talvez apareça alguma notificação na parte inferior do menu. Sobretudo essa notificação informa que o atalho em questão já está sendo usado por outro item. Caso o item em que o atalho já está sendo usado for importante para você, tente outro atalho, caso contrário, apenas continue. Ao fazer isso você estará modificando um atalho.
Após termina de editar os seus atalhos clique em OK. Na caixa de diálogo que aparecerá, adicione um nome. Que posteriormente servirá como um Template para você, pois isso vai ajudá-lo a usar esses atalhos em outros projetos.
Para que seu trabalho seja mais produtivo, ao editar e criar atalhos no Illustrator. Lembre-se de cria-los da maneira mais simples possível, assim, seu trabalho de designer se tornará mais eficaz. Bom trabalho!
Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.