As 7 dúvidas de todo cliente tem, e que você deve saber responder

Todo cliente tem 7 grandes dúvidas a serem respondidas anteriormente a compra e quando respondida de forma correta, a fim de que o vendedor aumente suas chances de fechamento de vendas em 100%. Listamos aqui as principais perguntas, para você aprender a respondê-las de forma clara, tornando seus clientes muito mais fiéis.

1. Eu realmente preciso desse produto/serviço?

Para responder a essa pergunta você precisa, antes de tudo, fazer o levantamento de necessidades do cliente, pois é nesse passo que você descobre o que o cliente realmente precisa. Assim todavia que você descobre o que ele precisa e o que ele deseja (que são duas coisas diferentes) você tem pontos a mais com esse cliente e você saberá qual produto oferecer, e saberá responder o porquê o cliente precisa desse produto.

Duvida 1 - Eu realmente preciso desse produto/serviço?

 

2. Esse produto/serviço é realmente bom? (Ou melhor?)

É nesse momento que você precisa ter o conhecimento profundo sobre seu produto. Para quem não dá importância em estudar o produto/serviço que vende (benefícios, custo, valor de mercado, riscos, etc.) se dá muito mal em responder essa pergunta. Estude o que você vende, faça pesquisas de mercado, conheça os benefícios e riscos

Segunda das 7 dúvidas de todo cliente. Esse produto/serviço é realmente bom?

 

de cada produto que você vende, consulte o preço da concorrência e esteja por dentro das tendências de mercado.

3. Confio no vendedor que está me atendendo?

A parte mais importante de uma venda é o atendimento, pois é nessa parte que você se vende. Você sabia que 90% das vendas que você fecha é porque o cliente gostou de você? É isso mesmo, você como vendedor precisa se vender para o cliente antes de vender seu produto, você tem que passar segurança, confiança, conforto e alegria para o cliente, e o primeiro passo para isso é atender o cliente da melhor forma possível, fazendo com que ele se sinta um rei.

duvida 3 - Confio no vendedor que está me atendendo?

 

4. Confio na empresa/marca que estou comprando?

Na maioria das vezes, quando o cliente não gosta do vendedor ele não gosta da empresa! O vendedor representa a empresa perante o cliente, e quando você consegue responder à pergunta nº 3 para o cliente, a pergunta nº 4 se torna muito mais fácil.

 

Quarta das 7 dúvidas de todo cliente - Confio na empresa/marca que estou comprando?

5. Estou pagando um preço justo?

Se você fez o levantamento de necessidade da forma correta, já sabe o que o cliente precisa, conhece seu produto, agora é só mostrar a ele o preço do produto, fazendo com que ele veja o valor do produto antes do preço (Valor e preço são totalmente diferentes), e quando o cliente entende isso, você tem 99% de fechar essa venda.

Duvida 5 - Estou pagando um preço justo?

 

06. Sinto que estou levando algum tipo de vantagem?

Todo mundo gosta de levar vantagem em cima de alguma coisa, inclusive quando vamos comprar algo.

O que muitos não percebem é que comprando o produto correto com o “valor” alto, está se levando uma grande vantagem, e nem todos os vendedores sabem deixar isso claro para o cliente. É nesse ponto que entra o conhecimento do produto e o poder de demonstrar isso da melhor forma possível

Sexta das 7 dúvidas de todo cliente. Sinto que estou levando algum tipo de vantagem?

 

07.Compro agora?

Chegamos ao momento do fechamento, e agora temos que solucionar outa dúvidas de todo cliente. Quando você já conseguiu responder a todas as perguntas anteriores do cliente, mas ele ainda está na dúvida se leva ou não. Essa é a hora que você tem que decidir pelo cliente, dar aquele empurrãozinho. Faça perguntas tipo ultimato (ex. Vai preferir pagar à vista ou cartão? Vai levar quantas unidades? Tenho poucas unidades em estoque).

Duvida 7 - Compro agora?

 

O vendedor que souber responder as 7 dúvidas de todo cliente terá maiores chances de fechamento das vendas. Agora que você já sabe como responder a essas perguntas é só colocar em prática o aprendizado e obter cada vez mais clientes satisfeitos com seus produtos/serviços e com a sua empresa.

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